Conheça o Museu
Histórico
A história do Museu Universitário de Arte da Universidade Federal de Uberlândia (MUnA/UFU) começa em 1975, antes mesmo da sua fundação. Naquele ano, o extinto Departamento de Artes Plásticas (DEART), da também extinta Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais (FAFCS), iniciou a constituição de um acervo artístico. Em 1985, foi criada a Galeria de Arte da UFU, um espaço situado no prédio da Reitoria, que era aberto para visitações do público. Composta por doações de artistas, a Galeria já contava com cerca de 90 obras em 1995. As exposições eram organizadas pelo DEART.
Em 1995, o Conselho do DEART formou a comissão “Projeto Galeria de Arte Amílcar de Castro”, que concebeu um novo espaço museológico: o Museu Universitário de Arte da Universidade Federal de Uberlândia. Assim, o MUnA foi criado em 1996, como órgão interno do DEART/FAFCS, ocupando um prédio de interesse histórico para a cidade de Uberlândia: uma antiga fábrica de vasos de cerâmica. O museu iniciou efetivamente as suas atividades em dezembro de 1998, com a inauguração de uma exposição composta por trabalhos de professores do DEART.
Em 2014, o MUnA se tornou órgão complementar do Instituto de Artes (IARTE) da UFU, sob a coordenação do Curso de Artes Visuais, por meio da Resolução nº 16/2014 do Conselho Universitário (CONSUN), instrumento que regulamenta a organização e o funcionamento da instituição. Hoje, o MUnA integra o Sistema de Museus (SIMU) da UFU.
Desde sua criação, o museu passou por 12 gestões, cada qual com suas devidas contribuições, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. Além disso, o MUnA tem ampliado, por meio de doações e aquisições, a coleção iniciada nos anos 1980. Atualmente, o acervo artístico da instituição conta com mais de 750 obras, sendo que a maior parte está digitalizada no Portal “Acervo MUnA”, que conta com artistas de expressão local, regional, nacional e internacional, como: Adélia Lima, Alfredo Volpi, Amílcar de Castro, Cildo Meireles, Di Cavalcanti, Fayga Ostrower, Geraldo Queiroz, Helio Siqueira, Helvio de Lima, Ido Finotti, Julio Plaza, Maciej Babinsky, Maria Bonomi, Nelson Leirner, Renina Katz e Shirley Paes Leme.
Missão
O MUnA tem como missão preservar, fomentar e valorizar a produção de artes visuais por meio da promoção de atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária; de ações de salvaguarda, ampliação e difusão de seu acervo; e de incentivo ao intercâmbio cultural e científico com instituições pares, buscando estimular a formação de sujeitos críticos e o fortalecimento de relações dialógicas entre seus públicos e o patrimônio cultural sob sua guarda.
Plano Museológico - clique aqui