Extensão
Este catálogo reúne doze obras de artistas em fase final de formação pelo Bacharelado em Dança da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Trata-se de uma das ações do Circulandô, que é um projeto de extensão para a difusão dos trabalhos artísticos produzidos por discentes nas disciplinas de Estágio Supervisionado de Ateliê do Corpo/Atuação. Criado pelos professores Alexandre Molina e Cláudia Müller, o projeto chega em sua sexta edição sob coordenação da professora Vivian Barbosa, mostrando-se mais uma vez como um laboratório para a futura vida profissional de discentes.
O projeto privilegiou a experiência processual com todas as etapas da realização de um trabalho artístico, desde a criação, produção cultural, até o momento de partilha com o público. Em 2021, o Circulandô se adequou ao contexto pandêmico, com apresentações remotas das doze propostas artísticas, desenvolvidas por discentes formandas da 7a turma do Curso. A apresentação dos trabalhos se deu, primeiramente, no Sala Aberta 2021, durante o mês de outubro, em sua edição comemorativa aos 10 anos do Curso de Dança da UFU. A segunda apresentação acontece por meio da circulação deste Catálogo, em versão virtual e impressa, contendo imagens, informações e críticas escritas pelos próprios formandos, com orientação da professora Hariane Eva.
Sintam-se à vontade para navegar por este catálogo na ordem em que desejarem,
construindo assim sua própria experiência.
Coordenadoras do projeto: Profa. Vivian Barbosa e Profa. Hariane Eva (organização)
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2020 - Curso Videodança: convergências e modos próprios do fazer
Curso de extensão gratuito lecionado pela Dra Lilian Graça e coordenado pela Dra Vivian Barbosa. O curso foi ofertado para duas turmas devido a grande procura. Seu foco foi refletir sobre o campo da videodança trazendo as convergências entre a dança e o audiovisual para pensar os seus modos próprios de fazer. O curso foi elaborado a partir de 3 eixos de reflexão: eixo histórico e autoral, eixo técnico e da linguagem audiovisual e, por fim, o eixo perceptivo. Os eixos serviam como base para a experimentação prática através de exercícios aplicados e complementares ao material artístico já existente dos participantes e funcionaram assim para apoiá-los e estimulá-los em suas práticas artísticas.
Coordenadora do projeto: Profª Drª. Vivian Vieira Peçanha Barbosa
2020 - atual. Programa LICOR
O Programa de extensão do Laboratório de Investigação Corporal (LICOR), vem congregando ações extensionistas desde 2019, sob direção de seus coordenadores de laboratório. Dentre as ações que compuseram o programa podemos destacar o Cine Dança; Jam sessions (encontros de improvisação em dança); aulas de alongamento, yoga e tai chi chuan; Diálogos e Conversas sobre Dança, entre outros. Já passaram pela coordenação do laboratório e do Programa LICOR os professores Vanilton Lakka, Patrícia Chavarelli, Daniella Aguiar e, atualmente, Vivian Barbosa.
Coordenadora do projeto: Profª Drª. Vivian Vieira Peçanha Barbosa
2019 - CAPDança - Capacitação de professores de dança através do Sistema Laban
Curso de extensão gratuito, ministrado pela Dra Vivian Barbosa, para professores de diversas modalidades de dança interessados em aprofundar seus estudos do movimento, criação e de estratégias didático-pedagógicas em dança. Por meio de investigação prática e conceitual de princípios do Sistema Laban, o curso viabilizou o reconhecimento das estruturas corporais e das possibilidades de movimento do corpo, o estudo do espaço através do reconhecimento de referências como direções, dimensões, cinesfera, níveis e planos espaciais, além de possibilitar o estudo das dinâmicas do movimento através da exploração do conceito de Esforço e dos quatro fatores de movimento (peso, tempo, espaço, fluxo), estabelecendo relações com situações reais de ensino-aprendizagem de seus participantes.
Coordenadora do projeto: Profª Drª. Vivian Vieira Peçanha Barbosa
2014 a 2019 - PROJETO CORPO E(M) MOVIMENTO
O projeto Corpo e(m) Movimento organizou um conjunto de atividades artístico-pedagógicas sobre o trabalho do intérprete-criador, a partir do estudo de procedimentos investigativos de criação-composição. Para isso, realizou diálogos com as áreas de artes e educação. Sistematizou ações teórico-práticas sobre o fazer artístico em sua dimensão técnico-criativa, pautado em estudos do movimento consciente, na improvisação e na composição em tempo real, junto a alunos da Escola Estadual do Parque São Jorge. Se iniciou no ano de 2014 e, no ano subseqüente, ampliou o número de alunos contemplados com as ações do projeto e estendeu sua proposta envolvendo professores e funcionários da escola; essa interlocução com o grupo de trabalho da escola se deu por entendermos a necessidade do envolvimento destes na proposta artístico-educacional que direcionou o mesmo. Esse projeto ofereceu também, a alunos da graduação em dança e em psicologia, um aprofundamento de diversas questões que são estudadas e discutidas no seu processo de formação, assim como um contato direto com algumas experiências do meio profissional.
No ano de 2020 em decorrência da Pandemia de COVID-19 o projeto foi suspenso.
Coordenador do projeto: Profª Ms. Patrícia Chavarelli Vilela da Silva
PROJETO CORPO E(M) MOVIMENTO
O projeto Corpo e(m) movimento organiza um conjunto de atividades artístico-pedagógicas sobre o trabalho do intérprete-criador, a partir do estudo de procedimentos investigativos de criação-composição. Para isso, realiza diálogos com as áreas de artes e educação. Sistematiza ações teórico-práticas sobre o fazer artístico em sua dimensão técnico-criativa, pautado em estudos do movimento consciente, na improvisação e na composição em tempo real, junto a alunos da Escola Estadual do Parque São Jorge. Se iniciou no ano de 2014 e, no ano subseqüente, ampliou o numero de alunos contemplados com as ações do projeto e estendeu sua proposta envolvendo professores e funcionários da escola; essa interlocução com o grupo de trabalho da escola se deu por entendermos a necessidade do envolvimento desses na proposta artístico-educacional que direciona o mesmo. Esse projeto oferece também, a alunos da graduação em dança e em psicologia, um aprofundamento de diversas questões que são estudadas e discutidas no seu processo de formação, assim como um contato direto com algumas experiências do meio profissional.
Coordenador do projeto: Profª Ms. Patrícia Chavarelli Vilela da Silva
ALONGAMENTO CONSCIENTE
As aulas de alongamento consciente são oferecidas a alunos de graduação da UFU, técnicos, docentes, funcionários terceirizados e a membros da comunidade de Uberlândia em geral. São oferecidas por meio de encontros semanais de uma hora de duração, direcionado a uma produção de conhecimento baseada na tomada de consciência do/pelo movimento. Estas aulas são recomendadas a pessoas de qualquer área de atuação e não só aos profissionais da dança, pois todo ser humano faz uso de seus músculos, em maior e menor grau, como meio de realização de ações profissionais e sociais. Colabora na dissolução de crispações musculares facilitando a mobilidade articular.
Coordenadora do projeto: Profª Ms. Patrícia Chavarelli Vilela da Silva
CURSO DE TÉCNICA CLÁSSICA COM CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL
As aulas de técnica clássica com conscientização corporal são oferecidas a alunos de graduação da UFU e a membros da comunidade de Uberlândia em geral (encontros semanais de uma hora e meia de duração. Historicamente, os bailarinos procuram complementar seu processo de treinamento técnico com aulas que expandam sua capacidade de diversificação de movimento. Neste sentido, estas aulas são recomendadas a pessoas que já tenham tido algum contato com a técnica do balé clássico e que desejam continuar estudando seus princípios norteadores a partir de procedimentos de conscientização de movimento.
Coordenadora do projeto: Profª Ms. Patrícia Chavarelli Vilela da Silva
O ARTISTA-DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: DISCURSOS E PRÁTICAS
A consolidação do artista docente tem se configurado cada vez mais como uma possibilidade de atuação dentro das Universidades no Brasil. No entanto, a conquista de espaço para a criação, a produção e a circulação artísticas ainda se apresentam como desafios para o docente com este perfil. O presente projeto, iniciado em 2014, busca discutir sobre a importância das práticas criativas do artista docente, sua reverberação no ensino e as dificuldades encontradas para a garantia e a manutenção dessas ações artísticas. Para isso, articula residências artísticas entre artistas-docentes vinculados a distintas universidades brasileiras, para discutir as relações entre teoria e prática nas ações profissionais desenvolvidas por estes profissionais dentro de suas instituições.
Coordenadora do projeto: Profª Drª. Ana Carolina da Rocha Mundin
TEMPORAL - ENCONTROS DE DANÇA CONTEMPORÂNEA E COMPOSIÇÃO EM TEMPO REAL
O Temporal – Encontros de Dança Contemporânea e Composição em Tempo Real é um evento de caráter artístico e científico que pretende discutir processos de Improvisação e de Composição em Tempo Real em Dança Contemporânea, colaborando para a afirmação de espaços de discussão e apresentação de trabalhos sobre essa área de conhecimento na cidade de Uberlândia.
Coordenadora do projeto: Profª. Drª. Ana Carolina da Rocha Mundim
2017-atual - SUBSTANTIVO COLETIVO
O SUBSTANTIVO COLETIVO é um grupo artístico vinculado ao Núcleo de Estudos em Improvisação em Dança da UFU que tem como objetivo a produção de trabalhos no campo da Improvisação em Dança. É composto por artistas de diferentes formações que buscam verticalizar seus estudos sobre a improvisação em dança e articular seus estudos com campos como os das poéticas e técnicas de criação artísticas, das dramaturgias, das imagens, das sonoridades, dos corpoespaços, das culturas brasileiras, entre tantos outros.
O interesse do Coletivo é experimentar possibilidades criativas da cena improvisada em dança, que temos denominado em nosso trabalho como Composição em Tempo Real. Acreditamos que a improvisação em dança já pode ser considerada uma área de atuação específica com procedimentos particulares, o que torna os artistas da improvisação sujeitos que capazes de realizar processos de preparação, criação/composição e produção com características próprias de sua atuação.
Nessa direção, buscamos um trabalho de investigação que tenha como perspectiva a formação de improvisadoras/es pautado em três partes integradas e trabalhadas simultaneamente, sendo eles: o treinamento corporal, que envolve o estudo do corpo na relação com o movimento dançado; o treinamento da composição, que diz respeito a estabelecimento de práticas específicas de treinamento para se improvisar, especialmente pensando em constituir habilidades para compor na improvisação; e a composição em tempo real, que se refere ao exercício do estudo da própria cena artística improvisada e dos processos e características que definem o trabalho de composição em cena.
coordenado pelo Prof. Dr. Jarbas Siqueira Ramos
NÚCLEO DE ESTUDOS EM IMPROVISAÇÃO EM DANÇA:
O Núcleo de Estudos de Improvisação em Dança se constitui como um coletivo de investigação sobre Improvisação e Composição em Tempo Real, tendo como foco o estudo das práticas de improvisação em seus aspectos técnicos, estéticos e pedagógicos. Propõe três linhas de investigação: 1) Processos de Criação em Improvisação em Dança, que tem como objetivo o estudo da improvisação e composição em tempo real e suas relações com a criação artística em uma perspectiva interdisciplinar; 2) Processos Pedagógicos da Improvisação em Dança, que propõe desenvolver estudos sobre a prática da improvisação nos diversos espaços educacionais, seja no ensino superior, na educação básica, em projetos de extensão ou em espaços alternativos da educação; 3) Criação nos Processos Compositivos da Cena, que pretende investigar possibilidade de treinamentos e processos criativos para a cena. O grupo tem como objetivo desenvolver pesquisas acadêmicas, trabalhos artísticos, projetos de extensão, eventos, publicações e outras atividades que possam ampliar o diálogo e o debate em torno da Improvisação em Dança na UFU, sendo um ponto da rede de investigadores sobre esses temas e colaborando para o desenvolvimento de novas práticas e poéticas artísticas, tanto dentro como fora do espaço acadêmico.
Coordenação: Prof. Dr. Jarbas Siqueira Ramos e Profª. MS. Patrícia Chavarelli Vilela da Silva
Site: https://substantivocoletivo.com.br/
ENCONTRO DE IMPROVISAÇÃO EM DANÇA DO CERRADO:
O projeto “Encontro de Improvisação em Dança do Cerrado” consiste na realização de um evento sobre improvisação em dança e suas inúmeras interfaces, tendo como intuito criar articulações entre os artistas convidados e os artistas locais, potencializando e qualificando os trabalhos de artistas e grupos que atuam com a improvisação como campo de atuação artística e tornar a cidade de Uberlândia uma das referências no campo da improvisação em dança no cenário nacional. A primeira edição foi realizada em 2020 e o evento pretende ser bienal.
Coordenação: Substantivo Coletivo/Núcleo de Estudos em Improvisação em Dança
Site: https://substantivocoletivo.com.br/
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PROPOSIÇÕES POÉTICAS EM TEMPO REAL
O Projeto Proposições Poéticas em Tempo Real visa a realização de residências artísticas que compartilhem os procedimentos de trabalho do grupo de pesquisa, denominados Movíveis. A primeira edição do projeto ocorreu no ano de 2012 no C.A.S.A., em Belo Horizonte, com a participação dos artistas Tuca Pinheiro, Marise Dinis, Fabio Dornas, Maria Clara Lemos, Gabriela Christófaro e Cia Suspensa. A segunda edição ocorreu no ano de 2014 no Vila das Artes, em Fortaleza, com a participação de trinta inscritos.
Coordenadora do projeto: Profª Drª. Ana Carolina da Rocha Mundin
FORMIGUEIRO - PROJETO DE ACERVO E MEMÓRIA
O Projeto Formigueiro é uma pesquisa pensada e estruturada para a construção de um acervo da memória da dança, tendo como eixo principal a cidade de Uberlândia. Ele visa gerar material de pesquisa e expandir os registros e documentações na área de dança. O projeto se articula em quatro frentes orientadas pela organização de documentos, a saber: 1) coleta de materiais a partir de solicitações de doações; 2) realização de entrevistas com artistas locais e personalidades relacionadas à pesquisa em improvisação, buscando traçar possíveis histórias da dança e filosofias de trabalho na cidade de Uberlândia, no Brasil e no exterior; 3) transcrição das entrevistas realizadas; 4) Seleção e publicação de entrevistas.
Coordenadora do projeto: Profª Drª. Ana Carolina da Rocha Mundin
CORPOS SENSÍVEIS - VIVENCIAS ARTÍSTICAS
O projeto visa à proposição de vivências artísticas semanais junto aos atendidos pelo Centro de atenção psicossocial (CAPS-AD) da prefeitura municipal de Uberlândia; essas são realizadas na sede do referido centro, no Bairro Umuarama. Tem como objetivo viabilizar experiências de aproximação/reconhecimento do indivíduo com o seu próprio corpo, estimulando a percepção de sua corporeidade por meio de diversas abordagens artísticas, que incluem tanto práticas de corpo/movimento quanto vivências por meio de práticas próprias às artes visuais. (Ano de vigência do projeto: 2015).
Coordenadora do projeto: Profª Ms. Patrícia Chavarelli Vilela da Silva