O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

A Cultura Municipal da Cerca: Acerca da cultura, melhor sem cerca!

Prof. Dr. Gastão da Cunha Frota

A Cultura Municipal da Cerca:

Acerca da cultura, melhor sem cerca!

 

 

A intervenção artística Cultura Municipal da Cerca: cerca pra quem? convida o público a questionar o gradeamento que cerca o Centro Municipal de Cultura dificultando o livre acesso dos pedestres: Cerca pra quê e pra quem?

Com essa provocação artistas visuais estudantes da UFU apresentam um conjunto de trabalhos que nos levam a refletir sobre o direito a cidade.

 

Expediente: Intervenção urbana de Artes Visuais

Sábado: 09/11/2024, das 9 às 15 horas. Local: Cerca do CMC de Uberlândia.

 

Há em Uberlândia uma Cultura da Cerca que perpetua a separação e o confinamento de cidadãs e cidadãos, privando-nos de um convívio público aberto e democrático. Essa Cultura resulta na exclusão dos mais pobres da vida social, isto é: de exercerem um Direito à Cidade que é de todos nós, ou deveria ser.

 

Até as festas juninas ocorrem aqui em cercadinhos feitos nas praças públicas, ao invés de serem abertas como em todo canto. O mesmo ocorre com o carnaval popular, mas não com o "carnaval das marchinhas", feito no centro histórico e frequentado pelas classes A e B.

A grade ao redor do Centro Municipal de Cultura é o maior ícone dessa Cultura de segregação social na cidade. Com apenas uma portaria (situada do lado oposto do Terminal Central de transporte, e feita, diga-se de passagem, para carros e não para pedestres!), essa cerca com mais de 400 metros de comprimento é um desconvite ao acesso a este equipamento cultural:

Muitos passantes, entre eles as pessoas que utilizam o terminal central ao lado, deixam de poder usufruir algum momento com as Artes e a Cultura, bem como de poderem aproveitar a sombra, o frescor do belo jardim de esculturas, o bebedouro e os sanitários do CMC, já que para dar uma passadinha na biblioteca, nas exposições, feiras e demais eventos do CMC precisam desviar-se quase um quilometro só para entrar e sair do local. Ficam então as perguntas:

                Por que as áreas ao ar livre ao redor do Centro Municipal de Cultura de Uberlândia não são espaços públicos de livre circulação? Cerca pra quê e pra quem?

 

Venham ver os trabalhos e se manifestarem: Acerca da cultura, melhor sem cerca!

 

Organização:  Turmas de Materiais Expressivos do Desenho

Contato para informações : Gastão Frota (Prof. IARTE/UFU) (34)997184901

 

Trabalhos em Exposição:

 

Vem! / Anônimo

Tentáculos / Giovana Conrado

TAG-me / Vitória Batistella

Encurralado / Ingrid Coss

Noticiári'a / Larissa Pr.

Veredas / Anônimo

Cultura pra quem? / Artista: Morta quase viva

Reflexos / Cete

Quase tudo, quase nada / Andey Lopes

Miragem / Anônimo

Sem Título / Maisa prado

Animal Farto / Rj

Labirinto / Anônimo

Nome do responsável: 
Gastão da Cunha Frota
sábado, 9 Novembro, 2024 - 09:00 até 15:00
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.